domingo, 6 de dezembro de 2009

A Influência musical do maestro Dirson Felix da Costa na cidade de Manaus na década de 80 do século XX


Aos vinte dias do mês de novembro de 1923, às margens do rio Parnaíba na pacata cidade de Floriano, pequeno município do Estado do Piauí, nascia Dirson Felix da Costa, filho de musicistas, o Sr. Antonio Pereira da Costa, regente da famosa “Euterpe” daquele estado, tendo sido um dos mais destacados musicistas de sua época e de dona Aurora Lira da Costa, organista do côro da igreja local. Inicia e conclui seus estudos do ginasial nos bancos da escola pública de Floriano. Aos dezessete anos sai de sua terra natal para alçar vôos maiores em busca de acalentar seu sonho desde tenra infância, o de estudar música. Em 1948, muda-se para a capital federal, a cidade do Rio de Janeiro, onde foi estudar no colégio de Santa Terezinha. Em 1953, presta o exame admissional para o Conservatório Nacional de Música, sendo um dos primeiros colocados na classificação desta disputada entidade de educação musical do País. Com isso adquire notoriedade e respeito de seus mestres e colegas. Ainda aluno do Conservatório, compôs o Kirie da “Missa de São Félix” executada em primeira audição em Haia-Holanda no parque nacional, sob a regência de Heitor Villa-Lobos, que lhe rendeu a medalha de ouro como prêmio pela belíssima composição, sob a orientação do professor Paulo Silva. Em 1954, ingressa no curso de formação de professor de música do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos do Rio de Janeiro sob a orientação de influentes compositores e maestros como: Heitor Villa-Lobos, Lourenço Fernandes, Vieira Brandão, Paulo Silva, Andrade Murici, Teobaldo Miranda Santos, Itiberê Basílio, Astrubal Lima, Floriano de Almeida e Gazi de Sá. No ano de 1962 retorna a Manaus, onde foi professor do Colégio Estadual do Amazonas, torna-se regente da Banda de Música da Banda da Policia Militar do Amazonas, idealizador e criador do Conservatório Amazonense de Música que depois incorpora-se ao departamento de música da Fundação Universidade do Amazonas sendo o seu primeiro diretor, nomeado por ato do reitor. Em 1966 cria a sua primeira orquestra sinfônica do Amazonas, mas tem sua idéia interrompida por falta de apoio institucional, tanto público quanto privado. Em 1972, lecionou música no colégio Militar de Manaus e na Escola Técnica Federal do Amazonas. Em 1975 recebe do então presidente Ernesto Geisel, em Brasília a medalha de Mérito Educativo. Em 1979 o maestro cria o Coral do Teatro Amazonas. Em 1984 dirige a Fundação Amazonense de Música ligada a Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA. Em 1987 cria a Orquestra da Escola Técnica Federal do Amazonas, a Orquestra de Câmara da Prefeitura Municipal de Manaus e é nomeado como o 1º. Presidente da Fundação Villa-Lobos. Em 1990, cria a Orquestra Sinfônica do Teatro Amazonas.

7 comentários:

Sônia Paz disse...

Fiquei encantada ao ver a postagem sobre o Maestro Dirson Costa, pois tive a honra de ser regida por esse homem tão maravilhoso quando era integrante do Coral Amazonas.
Solicito a gentileza, se for possível, postar algumas fotos da trajetória do Maestro.
Um forte Abraço.
Sônia Paz - Rio, 24.01.2010

Unknown disse...

tenho a honra de estudar com o seu filho !!!!!

uma pessoa maravinhosa !!!!!

Anônimo disse...

eu tenho a honra de ser uma aluna de seu filho...

Everaldo Barbosa disse...

Gostaria de saber por onde anda o Straus. Preciso falar com ele. Podem fornecer-me o numero de telefone dele?

Everaldo Barbosa disse...

Estou monografando sobre o maestro Dirson Costa, se alguem quiser se dispor a participar dando seu depoimento sobre a influencia que o maestro exerceu na sua vida, pode entrar em contato comigo pelo fone 8160-4782 ou pelo email everaldo_barbosa@hotmail.com Desde ja agradeço a colaboração de todos que se colocarem a disposição. Grato

Anônimo disse...

Everaldo, sou neta do Dirson costa e tenho o seu album de formatura no conservatorio nacional. Este album foi um presente dele para minha mãe e que contem uma foto com uma dedicatoria de villa lobos para o vovo. Dirson foi aluno de Villa lobos, no curso de regencia e composição.
nuneshelene@ig.com.br em caso de mais informações.

Marcello disse...

Dirson Costa... meu grande mestre. Tenho em minha memoria ricas lembranças de suas magnificas aulas de flauta transversal que me tornou, naquela epoca, o unico representante do Amazonas e do conservatorio de musica (que ficava na Joaquim Nabuco) no CIVEBRA (Curso internacional de Verao de Brasilia. Em 1984 deixei Manaus e perdí contato.. mas Dirson continuará sempre eterno em minha memoria.
Marcello Monte Rey
(montereym@gmail.com)