segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Sebrae-AM lança projeto para incentivar a música independente do Amazonas




Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da música independente e entretenimento em Manaus visando as oportunidades que devem aparecer com a realização do Mundial de 2014, o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), lançou o projeto intitulado “Copa 2014 – Cultura, Negócios e Entretenimento”. Para a gestora do projeto, Lígia Santos, é preciso capacitar esses profissionais com a visão de empreendedores para as atividades artísticas que eles desenvolvem. “Precisamos estruturar esse segmento com a finalidade de que estejam preparados para serem contratados e bem colocados nos ambientes de entretenimento que serão oferecidos pela Fifa e por qualquer outra instituição ou empresa”, complementa Lígia.

Projetos semelhantes já são desenvolvidos em outros estados. Espírito Santo, Ceará, Pernambuco, Bahia e Goiás já possuem festivais próprios com atividades de capacitação e apresentação dos artistas. “Nesses festivais acontecem rodadas de negócios com participação de jornalistas, pessoas que compram trilhas sonoras e especialistas em world music. É um verdadeiro ambiente para a divulgação não só para o Brasil como também para o exterior do trabalho desses profissionais”, explica a gestora do projeto no Amazonas.

Para o presidente do Sindicato dos Músicos do Amazonas, Everaldo Barbosa, o projeto representa um grande beneficio para a classe no Estado. Segundo ele, agora serão detectadas as deficiências da cadeia produtiva da música, sendo a principal delas a circulação da produção fonográfica dos músicos. “Conseguimos ensaiar, compor e fazer a gravação de músicas, mas não conseguimos fazer esse material girar no mercado”, diz o presidente do sindicato.

Ainda para Everaldo, as vantagens do projeto vão muito além do Mundial. “A Copa é um elo e um marco para nós. Os artistas da terra estarão sendo observados em todo o mundo. Então será a oportunidade da difusão dos trabalhos inclusive após a realização dos jogos”, afirma Barbosa.


O projeto manauara já conta com 56 artistas inscritos e tem como parceiros o Sesc-AM, o Sindman e as secretarias de Cultura do governo e da Prefeitura de Manaus. As primeiras ações devem ser a criação de uma cooperativa para dar suporte aos artistas locais e a realização de um festival de música popular com os participantes já atuando em todos os setores. Desde a organização, produção, parte técnica, até a e execução dos trabalhos em cima do palco.

Quem desejar participar pode entrar em contato com o Sebrae-AM através do telefone (92) 2121-4960, SINDMAM 30827666 ou então, comparecer na sede da instituição que fica na rua Leonardo Malcher, 924, Centro.

Nenhum comentário: