quarta-feira, 13 de abril de 2011

FORUM PERMANENTE DE MÚSICA DO AMAZONAS

A sociedade civil organizada, neste ato representada pelo Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Amazonas, Coletivo Difusão, Cooperativa de Música - TIPITI, Partido da Cultura, e músicos locais, criam nesta quarta-feira 13/04/2011 a partir das 15h no Auditório do Centro de Artes da Universidade do Amazonas CAUA o FORUM PERMANENTE DE MÚSICA DO AMAZONAS, que tem por principal objetivo servir de espaço de interlocução, discussão e deliberação da categoria. O FPM-AM deverá reunir além de entidades representativas, empresários do ramo, produtores culturais, agentes de cultura, secretários do Estado e Municipais. Sua finalidade é elaborar diagnósticos, encaminhar ações e formalizar o pensamento do músico local nos temas emergentes.
O Fórum surge em meio as mobilizações dos músicos contra atual gestão da Ordem dos Músicos do Brasil Seccional Amazonas tidas pelos músicos como um acontecimento histórico de mobilização da categoria. A criação do fórum proporciona um campo favorável e contínuo de mobilizações, argumentações e deliberações quanto ao posicionamento que os músicos possuem e que irão tomar sobre os processos políticos e culturais no estado.
Será o momento de colocarmos todas as nossas angústias, idéias e propostas relacionadas a OMB, Ecad, atuação sindical, formação, fomento, gestão governamental na área da cultura, entre outros temas.
São os Músicos do Amazonas se organizando para assim podermos objetivamente construirmos estratégias e propostas de políticas publicas para a nossa Música no Estado do Amazonas .

Saudações Musicais
Everaldo Barbosa - Presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Amazonas

Um comentário:

Everaldo Barbosa disse...

A instalação do FPMAM, na minha avaliação foi muito promissor. A mesa foi composta pelo Sec. de Cultura do Estado Dr. Robério Braga, pela Pres. da ManausCult Lívia Mendes, Dep. Sidney Leite, Pres. da Comissão de Educação e Cultura, Dr. Ademir do Núcleo de Cultura e Politica da UFAM, Representantes da SEDUC,SEMED,SEPLAN e das entidades coordenadoras SINDMAM, Coletivo Difusão e Cooperativa de Música TIPITI. O Prof. Ademir destacou a importancia do plano diretor de cultura do estado para que seja dado continuidade. O Dr. Robério falou que embora o FPMAM tenha surgido do confronto com a OMB, "é nos confrontos que a sociedade se organiza e se fortalece". Falou ainda da importancia da discussão do tema ECAD, que esse ano ficou insustentável o pagamento do direito autoral. O representante da SEDUC falou que a lei 11.769 do ensino obrigatorio nas escolas veio mais para atrapalhar do que ajudar pois o amazonas ja admite o ensino das artes em seu conteúdo programático. O representante da SEMED, convidou os musicos a visitarem as instalações de ensino municipal e disse ainda que esta aberto a como colocar em pratica a lei do ensino musical nas escolas. Após as intervenções passou-se para a leitura das diretrizes de funcionamento do Forum, inscrições para candidatos às coordenações de GT´s que sera aprovado na proxima reunião. Foi deliberado que as entidades organizadoras seja a comissao representativa do Forum, e a próxima reuniao ficou agendada para o dia 28/04/11 no teatro Gebes Medeiros.
A luta continua companheiros!!!