quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Projeto revela as ‘Vozes da Floresta’ de Manacapuru | Vida | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Projeto revela as ‘Vozes da Floresta’ de Manacapuru | Vida | Acritica.com - Manaus - Amazonas

JONY CLAY BORGES


Uma iniciativa idealizada e coordenada por cantores líricos de Manaus vai ajudar a revelar novas vozes do canto coral no interior do Amazonas.
Trata-se do Coral “Vozes da Floresta”, projeto que visa a oferecer a jovens e adultos de municípios no entorno da capital que tenham vocação a oportunidade de aprender técnicas dessa arte e de fazer parte do conjunto coral homônimo. Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) é a primeira cidade a receber a iniciativa, promovida em parceria pela Secretaria Municipal de Educação do município e pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC).
O “Vozes da Floresta” realizou a sua primeira audição há cerca de um mês, em Manacapuru. Desde lá, o projeto vem promovendo ensaios e aulas de técnica vocal para canto coral; respiração; vocalises; aquecimento vocal; e preparação de repertório popular e erudito.
Os encontros acontecem no Colégio Nossa Senhora de Nazaré, nas manhãs de sábado e, a partir do próximo mês, também às quartas-feiras. Cerca de 40 pessoas participam hoje da iniciativa, ainda aberta a novos interessados.
Origens diversas
Miquéias William, cantor lírico, coordenador e preparador vocal do projeto, comenta que o conjunto tem integrantes de todas as faixas etárias e origens. “Temos alunos de diversos níveis, desde senhoras até gente de 12 anos. E não são só pessoas de igrejas: há um garoto que luta jiu-jítsu e canta conosco também”, comenta o preparador, que recorda ter encontrado talentos notáveis já na primeira audição.
“Primeiro o candidato cantava uma canção de sua escolha, para vermos se tinha afinação, e depois seguia uma escala. Ouvimos vozes impressionantes, como a de uma garota que cantou ‘Oh happy day’ com voz de spiritual negro. Ficamos impressionados”, comenta.
Everaldo Barbosa, maestro do coral e cantor lírico, foi outro que se impressionou com o talento dos participantes do “Vozes da Floresta”: “No primeiro dia de ensaio eles já pegaram as músicas bastante rápido. Foi além das minhas expectativas, muito produtivo”, diz.
Arte e inclusão
Uma das maiores contribuições do Coral “Vozes da Floresta” é facilitar o acesso do público do interior ao canto coral, segundo Manoel Marcelo, diretor do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação de Manacapuru.
“Temos aqui pessoas que têm vocação para o canto, mas não tínhamos um coral como esse. Era uma necessidade nossa. Por ser uma cidade próxima de Manaus, é importante investir em cultura”, afirma ele. “Esse projeto abre a oportunidade também da participação do coral nos nossos eventos culturais”, completa.
Barbosa ressalta que o grupo pode ser um ponto de partida para os integrantes se desenvolverem no canto. “Eles podem seguir para o popular, para o erudito, mas a base é o coral. O curso tem um módulo inicial, e depois, quem tiver habilidade, afinidade e interesse, pode seguir em frente”, aponta ele. “A ideia no futuro é tentar profissionalizar o grupo, levá-lo a outro patamar”.
Caso a experiência em Manacapuru seja bem sucedida, outros municípios deverão receber projetos similares ao “Vozes da Floresta”: “Precisávamos de um ponto de partida, e começamos em Manacapuru como um projeto-piloto”, comenta William. “Se tudo der certo lá, a SEC vai tentar chegar a outras cidades do entorno de Manaus, como Iranduba e Itacoatiara”, conclui.

Conjunto deve ter estreia em um mês
O Coral Vozes da Floresta já tem data para fazer o seu ‘début’ no cenário musical: dia 29 de outubro. Os integrantes do projeto hoje ensaiam o repertório da primeira apresentação, que terá participação de cantores líricos de Manaus. No final do ano, o grupo deverá fazer uma apresentação natalina em Manacapuru.

Nenhum comentário: