terça-feira, 16 de abril de 2013

16 de abril – Dia Mundial da Voz - A voz como instrumento de trabalho


Drª Sunia Ribeiro
Otorrinolaringologista
Camisa da Campanha
O dia 16 de abril passou oficialmente a ser reconhecido como o DIA MUNDIAL DA VOZ. A Associação Brasileira de Laringologia e Voz e a Associação de Otorrinolaringologia instituíram esta data como a Campanha Nacional da Voz, dada importância, dos cerca de 70 % da população ativa que utiliza a voz como instrumento de trabalho. Cantores, Advogados, professores, leiloeiros, atores, vendedores, corretores, telefonistas, recepcionistas, políticos, lideres religiosos, jornalistas, operadores de telemarketing, não devem esquece nunca que a voz é uma ferramenta importantíssima à vida de cada um e por isso deve ser tratada com muito cuidado.
Josenor Rocha
Barítono do
Coral do Amazonas
A voz, muito diz de sua personalidade, é uma identidade com características próprias e que cada pessoa tem a sua, tal como uma digital. Não precisamos ver, basta ouvirmos o tenor Luciano Pavarotti para saber que aquela voz é ele, ou o que dizer de vozes mais metálicas como a voz da cantora Elba Ramalho, ou do Zé Ramalho, ou ainda a voz anasalda do rei Roberto Carlos? Pessoas tímidas falam baixo, pessoas extrovertidas falam mais e com o tom mais elevado. Pessoas educadas falam com um volume médio de voz, pessoas mal educadas falam gritando e dão gargalhadas altas. Vozes em constante rouquidão, pigarros, dor e ardência na garganta são alguns dos sintomas que podem representar iminente perigo ao aparelho vocal.
Yulya, Everaldo, Martha Herr e Drª. Sunia
Em 2005 quando fui presidente do Centro Acadêmico de Musica da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, promovemos uma semana (12 a15 de abril) de programação juntamente com a organizadora da Campanha aqui em Manaus, Drª Sunia Ribeiro, convidamos a professora de canto da Universidade Paulista –UNESP Martha Herr, para dar um masterclass de canto, realizamos atividades no Amazonas shopping com consultas e paletras de prevenção de doenças e finalizamos o evento com um recital de canto e piano com os estudantes de canto da Universidade e contou ainda com a participação especial dos cantores líricos do Amazonas Josenor Rocha, Maria Augusta com o acompanhamento ao piano das professoras Islei Kramer e da professora búlgara Yulia Vasileva. Tivemos ainda a participação do ator Agnaldo Silva declamando poemas, encerrando com o madrigal Amazonas sob a regência do maestro Adroaldo Cauduro.
Masterclass de Canto
 com Martha Herr
Martha Herr  
A Associação Brasileira de Fonoaudiologia recomenda alguns cuidados com a voz: Não fumar, não forçar a voz, não gritar e cochichar, manter o volume normal da voz e articular bem as palavras, evitar falar excessivamente durante exercícios físicos, quando gripado ou com alguma crise alérgica, não pigarrear excessivamente, Ingerir muito liquido fresco ou em temperatura ambiente, evitar bebidas alcoólicas, evitar alimentos que causem azia ou má digestão, evitar ambientes com muita poeira, mofo ou cheiros fortes.

Palestra no curso de Fonoaudiologia
da Uninorte
A todos nós profissionais da voz, devemos sempre nos lembrar da máxima da técnica italiana de canto, sempre, su fiato voce!






Nenhum comentário: